Panacotta com sabor a Natal
Hoje as cores são de Natal! O Cheirinho é a Panacotta de Frutos Vermelhos feitos com muito carinho pelas mãos da Joana Lobato – My Life, My Kitchen. A Eduarda dos Moinhos tem o condão de juntar pessoas e lugares bonitos, ou devo dizer sítios, já que só nos conhecemos (ainda!) virtualmente!
Desafiei a Joana para fazer uma receita deliciosa e cá está ela! Para quem gosta de receitas vegan (aqui em casa somos cada vez mais fãs!) esta é de experimentar e pode ser já hoje, sábado, sol lá fora e friozinho de inverno a instalar-se! Sabe bem qualquer receita que nos faça lembrar a época natalícia. Esta é para ser feita integralmente: desde a compota ao leite vegetal, que também pode ser feito em casa! Aproveitem para navegar pelo blog da Joana e com certeza na mesa hoje, não será só a Panacotta a fazer as maravilhas de todos!
Um destes dias a receita vai ser das rabanadas da minha mãe, de comer e chorar por mais, mas hoje, hoje vamos à Panacota deliciosa que a Joana criou. E que tal tirarem fotos depois de fazerem este manjar e #amorprasemprereceitas?
Obrigada Joana por esta maravilha e por partilhares com o Amor Pra Sempre este bocadinho de Natal da My Life My Kitchen!
Panacotta de Frutos Vermelhos |Vegan|
Ingredientes
- Para a panacotta (Faz 4)
1 colher de chá de agar-agar
2 colheres de chá de amido milho
1 lata (400ml) de leite de coco light (ou outro leite vegetal caseiro que goste)
2,5 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de chá de extracto de baunilha
3 casquinhas de limão
- Para a compota de frutos vermelhos
300g de frutos vermelhos congelados
1 colher de sopa de sumo de limão
150g de geleia de arroz
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- Para decorar
frutos vermelhos frescos (usei cerejas, framboesas e mirtilos)
folhas de hortelã
Preparação
– Comece por confeccionar a compota. Coloque os frutos vermelhos, o sumo de limão, a geleia de arroz e o açúcar mascavado num tacho e misture. Leve ao lume, mexendo de vez em quando, tendo o cuidado de não deixar agarrar ao fundo do tacho, até que parte da água se tenha evaporado. Quando tiver uma textura mais espessa, de compota, apague o lume e reserve. Deixe arrefecer.
– Enquanto tem a compota ao lume, prepare as panacottas. Numa taça coloque o agar-agar e o amido de milho e misture com uma colher. Agora, pouco a pouco, vá juntando o leite vegetal, de modo a dissolver o conteúdo da taça e sem ficar com grãos. Transfira esta mistura para um tacho e junte as cacas de limão, a geleia de arroz e o extracto de baunilha. Leve ao lume, mexendo sempre. Deixe a mistura engrossar um pouco, devendo ferver pelo menos uns 5-6 minutos (caso contrário a acção gelificante do agar-agar não será activada). Retire do lume e distribua por taças. Leva ao frigorífico para solidificar (o ideal será de um dia para o outro).
– Finalmente chegou o momento de empratar! Desenforme cada panacotta para um prato e cubra com a compota. Decore com frutos vermelhos ao seu gosto e uma folhinha de hortelã e está pronto a comer e chorar por mais. Bom apetite.
NOTA: Nesta receita foi utilizado leite de côco light bio, sabor que se vai fazer sentir ao saborear a panacotta. Caso não seja apreciador de côco, sugiro-lhe o uso de um outro leite vegetal que goste, de preferência caseiro (sugestão de leite vegetal caseiro de macadâmias da minha eleição: https://jolifejokitchen.blogspot.pt/2016/08/leite-de-macadamias.html )
Fotos: Joana Lobato
