Panacotta com sabor a Natal

Hoje as cores são de Natal! O Cheirinho é a Panacotta de Frutos Vermelhos feitos com muito carinho pelas mãos da Joana Lobato – My Life, My Kitchen. A Eduarda dos Moinhos tem o condão de juntar pessoas e lugares bonitos, ou devo dizer sítios, já que só nos conhecemos (ainda!) virtualmente!

Desafiei a Joana para fazer uma receita deliciosa e cá está ela! Para quem gosta de receitas vegan (aqui em casa somos cada vez mais fãs!) esta é de experimentar e pode ser já hoje, sábado, sol lá fora e friozinho de inverno a instalar-se! Sabe bem qualquer receita que nos faça lembrar a época natalícia. Esta é para ser feita integralmente: desde a compota ao leite vegetal, que também pode ser feito em casa! Aproveitem para navegar pelo blog da Joana e com certeza na mesa hoje, não será só a Panacotta a fazer as maravilhas de todos!

Um destes dias a receita vai ser das rabanadas da minha mãe, de comer e chorar por mais, mas hoje, hoje vamos à Panacota deliciosa que a Joana criou. E que tal tirarem fotos depois de fazerem este manjar e #amorprasemprereceitas?

Obrigada Joana por esta maravilha e por partilhares com o Amor Pra Sempre este bocadinho de Natal da My Life My Kitchen!

panacotta de frutos vermelhos vegan

Panacotta de Frutos Vermelhos |Vegan|

Ingredientes

  • Para a panacotta (Faz 4)

1 colher de chá de agar-agar

2 colheres de chá de amido milho

1 lata (400ml) de leite de coco light (ou outro leite vegetal caseiro que goste)

2,5 colheres de sopa de geleia de arroz

1 colher de chá de extracto de baunilha

3 casquinhas de limão

 

  • Para a compota de frutos vermelhos

300g de frutos vermelhos congelados

1 colher de sopa de sumo de limão

150g de geleia de arroz

2 colheres de sopa de açúcar mascavado

 

  • Para decorar

frutos vermelhos frescos (usei cerejas, framboesas e mirtilos)

folhas de hortelã

 

Preparação

– Comece por confeccionar a compota. Coloque os frutos vermelhos, o sumo de limão, a geleia de arroz e o açúcar mascavado num tacho e misture. Leve ao lume, mexendo de vez em quando, tendo o cuidado de não deixar agarrar ao fundo do tacho, até que parte da água se tenha evaporado. Quando tiver uma textura mais espessa, de compota, apague o lume e reserve. Deixe arrefecer.

– Enquanto tem a compota ao lume, prepare as panacottas. Numa taça coloque o agar-agar e o amido de milho e misture com uma colher. Agora, pouco a pouco, vá juntando o leite vegetal, de modo a dissolver o conteúdo da taça e sem ficar com grãos. Transfira esta mistura para um tacho e junte as cacas de limão, a geleia de arroz e o extracto de baunilha. Leve ao lume, mexendo sempre. Deixe a mistura engrossar um pouco, devendo ferver pelo menos uns 5-6 minutos (caso contrário a acção gelificante do agar-agar não será activada). Retire do lume e distribua por taças. Leva ao frigorífico para solidificar (o ideal será de um dia para o outro).

– Finalmente chegou o momento de empratar! Desenforme cada panacotta para um prato e cubra com a compota. Decore com frutos vermelhos ao seu gosto e uma folhinha de hortelã e está pronto a comer e chorar por mais. Bom apetite.
NOTA: Nesta receita foi utilizado leite de côco light bio, sabor que se vai fazer sentir ao saborear a panacotta. Caso não seja apreciador de côco, sugiro-lhe o uso de um outro leite vegetal que goste, de preferência caseiro (sugestão de leite vegetal caseiro de macadâmias da minha eleição: https://jolifejokitchen.blogspot.pt/2016/08/leite-de-macadamias.html )

 

Fotos: Joana Lobato
Thank you for taking the time to read this post. Stay tuned for more updates!
signature

What do you think?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

No Comments Yet.