Menu

Rituais de União

O único limite é a imaginação

Honrar os Pais: Normalmente realizado no início da cerimónia, o celebrante leva alguns momentos para reconhecer o papel que os pais do casal desempenharam em criá-los e trazê-los até o momento presente.

Momento de silêncio: Também normalmente no início da cerimónia, tirar um momento de silêncio para lembrar aqueles amigos e familiares que faleceram ou não puderam comparecer à cerimónia de casamento por um motivo ou outro.

Dar o nó: Uma antiga tradição pagã e celta, o ritual envolve amarrar as mãos do casal com uma fita, corda ou cordão trançado para simbolizar a unidade entre eles e a conexão que compartilham.

Cerimónia da caixa de vinho: uma tradição mais recente, o casal escreve cartas de amor um para o outro e fecha-as numa caixa com uma garrafa de vinho, abrindo a caixa no seu 10º aniversário de casamento para ler as cartas um do outro e dividir a garrafa de vinho para comemorar o amor.

Cerimónia de Família Mista: Para casais com filhos que desejam incorporar os seus filhos também na cerimónia de casamento, fazendo votos um ao outro, afirmando seu compromisso e promessas como uma família.

Cerimónia das Flores: Existem duas versões desta cerimónia, uma que envolve o casal que oferecem um ao outro com uma única rosa para comunicar seu amor e compromisso, e a outra que envolve o casal a oferecer uma flor às respetivas mães como forma de agradecimento pelo seu amor e suporte.

Cerimónia de aquecimento das alianças: normalmente realizada no início da cerimónia antes dos votos, o celebrante passa as alianças do casal entre os convidados do casamento e pede a cada pessoa que infunda as alianças com suas bênçãos e votos de boa sorte para o casamento do casal.

Cerimónia de Areia: Semelhante em intenção e execução à Cerimónia da Vela da Unidade, o casal derrama dois recipientes separados de areia colorida num único recipiente para simbolizar sua união.

Quebrar o vidro: uma tradição de casamento judaico, o casal pisa num vidro para o quebrar no final do casamento enquanto os seus convidados gritam “Mazel Tov!” para os felicitar.

Cerimónia da árvore: se vai casar ao ar livre, pense em plantar uma muda – ela representa o crescimento, algo que você e o seu novo cônjuge farão (muito!) juntos. Durante a cerimónia, os noivos devem colocar terra de dois recipientes separados no topo do vaso, representando dois indivíduos a unir-se como um só. Os ramos da árvore representando também a família que agora nasce e que crescerá.

Cerimónia do vinho: o ritual do vinho simboliza a fusão de duas vidas (e duas famílias!) numa só. Alguns casais optam por beber vinho da mesma taça – uma prática realizada na maioria das cerimónias católicas e judaicas – enquanto outros preferem servir dois tipos de vinho num copo antes de compartilhar. Esta “mistura” é um símbolo da sua união e da vida que criarão juntos

Cerimónia de laço: Na cultura tradicional mexicana, filipina e espanhola, os casais podem celebrar a união por meio de uma cerimónia do laço. Depois do casal recitar os seus votos, o celebrante, pai ou parente coloca dois rosários ligados ou uma corda floral nos ombros dos noivos na forma de oito, que representa a unidade do casal. O casal então usa o laço durante todo o serviço até que a pessoa que o colocou no casal o remova e o dê à noiva como um lembrete de seu compromisso um com o outro.

Roda: Perfeito para casamentos menores, esta visão da tradição Quaker envolve pedir aos convidados que formem um círculo junto com a noiva e o noivo. Eles também podem ser solicitados a compartilhar as suas ideias sobre o casal.

Saltar uma vassoura: originado no início do século 19, quando os escravos afro-americanos não tinham permissão para se casar formalmente. Em vez disso, para se unir, a tradição era colocar uma vassoura no chão e saltar sobre ela juntos. Hoje, o ato representa um “afastamento” do passado para começar limpo.

Cápsula do tempo: coloque itens significativos – como uma garrafa de vinho comprada durante o ano em que se conheceram, um conjunto favorito de poemas ou uma carta – numa caixa e ajudem um ao outro a fechá-la. Esta cerimónia moderna é sobre união, tanto no momento da criação da cápsula quanto na sua abertura, no aniversário de um ano.

Pinte um quadro: se você e seu noivo são artísticos, expressem as vossas suas emoções durante a união com uma obra de arte colaborativa.